Ponta da Barra


A localidade de Ponta da Barra fica situada na parte leste da cidade de Laguna. Até o ano de 1815 mais ou menos era habitada somente na parte alta (morro), a parte baixa era mar, com a construção dos molhes, foi alterando sua geografia. Hoje ao contrário de antigamente, a maioria da população mora na parte baixa. As primeiras famílias a povoar a localidade foram: Vieira, Santos, Martins, Castro, David, Ribeiro, Ramos, Andrade, Setúbal, Duarte, Ferreira, Quirino, Alves, Neves, Silvino.Todas descendentes Açorianas.Com o passar dos anos chegaram aqui também às famílias: Machado, Rufino, Silveira, Paulino, Floriano, Jacinto, Maia. Até os dias de hoje a localidade de Ponta da Barra é considerada uma enorme família, pois todos teem parentesco.

Em 1934, foi fundada a primeira capela, sendo padroeiroSão Bom Jesus, no alto do morro, mais tarde foi construída uma outra capela na parte baixa da localidade, sendo o padroeiro São José já que São Bom Jesus era padroeiro de outra localidade. Em 1939 Foi fundado o Clube Praia e o Time de Futebol(Sociedade Recreativa e Esportiva Praia). Em 1956foi inaugurada aEscola de Ensino Primário - Francisco Zezuíno Vieira.Hoje a localidade de Ponta da Barra, conta com mais de 300 casas e uma população em torno de 750 Pessoas, número esse que na temporada de verão chega a quadruplicar. Em seus habitantes, ainda corre o sangue açoriano, com suas tradições como a do Boi de Mamão, Terno de Reis, Festas Junina etc.Com seu povo hospitaleiro, simples, alegre, a Ponta da Barra ainda tem um animadíssimo carnaval.

Venha conferir.



Resumo - Elton Martins dos Santos

Fonte - Flórida Ramos Valério "1ª Ministra da Eucaristia da Diocese de Tubarão, Formada em História e Geografia, pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL).